Blog

WEBAdobeStock_322073905

Otoplastia: cirurgia para correção das “orelhas de abano”

Cerca de 5% da população apresenta alterações estéticas nas orelhas, sendo a mais comum as orelhas proeminentes, mais conhecidas como orelhas de abano. Nesta condição as orelhas ficam posicionadas mais anteriormente, dando o aspecto de “abertas” e tornando-se mais evidentes.

Cerca de 5% da população apresenta alterações estéticas nas orelhas, sendo a mais comum as orelhas proeminentes, mais conhecidas como orelhas de abano. Nesta condição as orelhas ficam posicionadas mais anteriormente, dando o aspecto de “abertas” e tornando-se mais evidentes.

Responderei a seguir as principais perguntas em relação a esta cirurgia.

A partir de qual idade é possível fazer a cirurgia?

A otoplastia pode ser realizada a partir dos 5 anos de idade, pois nesta faixa etária a orelha já está completamente formada.

Com que tipo de anestesia é realizada a cirurgia?

Esta é uma cirurgia que pode ser realizada com anestesia local e sedação, de uma maneira muito segura e confortável. No caso das crianças podemos realizar a cirurgia sob anestesia geral.

Qual a duração do procedimento? É necessário dormir no hospital?

A cirurgia dura cerca de 2 horas e o paciente recebe alta no mesmo dia, podendo dormir na sua casa.

Como é a cirurgia?

Primeiro é realizada a anestesia, o que garante que o paciente não sentirá nenhuma dor. Uma incisão é feita na região atrás das orelhas e através deste corte teremos acesso às estruturas. Modificamos o formato da cartilagem através da remoção do excesso da concha da orelha e também utilizamos pontos para melhorar o formato. Isto faz com que as dobras da orelha sejam refeitas e a posição da orelha de abano seja corrigida. Os pontos ficam escondidos atrás da orelha, fazendo com que a cicatriz fique imperceptível. Fazemos um curativo com faixa, o qual o paciente manterá por 3 a 5 dias, e será retirado na primeira consulta pós-operatória.

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório da otoplastia é muito tranquilo. Repouso relativo é indicado na primeira semana, evitando esforços. A dor é leve e é controlada com analgésicos. Prescrevemos antibiótico e antiinflamatório também. Durante o banho lavar as orelhas com água morna e sabonete líquido, higienizando o local do corte e secando bem em seguida. Com 15 dias retiramos os pontos. O paciente deve usar uma faixa cobrindo as orelhas durante o dia todo por cerca de um mês. No mês seguinte, utilizar a faixa somente durante a noite. Após 7 dias da cirurgia já é possível retornar ao trabalho e atividades escolares. Atividades físicas estão liberadas após 3 semanas.

A cirurgia de Otoplastia é muito gratificante para o cirurgião, pois os pacientes ficam muito satisfeitos e felizes com o resultado! Espero que eu tenha respondido todas as suas dúvidas. Se ainda tiver alguma pergunta estou a sua disposição através do site ou então pessoalmente em uma consulta médica.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Agende sua consulta